Blog Outcenter

Dezembro vermelho

Uma vacina contra o HIV chega à última fase de testes pela primeira vez em mais de 10 anos
| Comente
Dezembro vermelho
Você definitivamente já ouviu falar de outubro rosa e do novembro azul, mas e do dezembro vermelho?
No dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data tem o objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A cor que foi escolhida para ilustrar o dezembro vermelho é em decorrência ao símbolo já utilizado pela causa, o laço vermelho. O motivo da escolha da cor vermelha foi a relação ao sangue e à paixão e é relacionada aos laços afetivos, à solidariedade e ao comprometimento.
Aids e  HIV: entenda a diferença
Ainda hoje, muitas pessoas pensam que AIDS e HIV são a mesma coisa. Esta é uma concepção errada e que pode ser ofensiva para algumas pessoas. A AIDS é um efeito colateral causado pelo vírus HIV. Hoje em dia,  a maioria das pessoas que têm HIV não têm AIDS devido ao acompanhamento correto da doença. Tanto que a AIDS não está mais na lista de principais doenças do século XXI após ser protagonista do século XX. Saber desta diferenciação e usar a nomenclatura adequada para cada caso é um pequeno e primeiro passo para contribuir para o dezembro vermelho.
Prevenção do HIV
Todos nós sabemos que a prevenção é o melhor remédio, não é? Porém também é igualmente importante conhecermos como o vírus é transmitido.
O vírus HIV é transmitido a partir de mucosas e sangue infectado. Na prática, isso significa: Relações sexuais desprotegidas; Compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; Transfusão de sangue contaminado e; Transmissão vertical (da mãe infectada para o bebê). Ao contrário das crenças populares, não se transmite o vírus pelo abraço , por roupas, compartilhamento de talheres ou por beijos.
Mas não se esqueça! A prevenção é sempre a melhor opção. Principalmente pelo uso de preservativos.
Mas se você estiver em uma situação de risco, procure logo o posto de saúde! Existe a possibilidade de dois tratamentos imediatos: o Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e o Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP).
Uma vacina contra o HIV chega à última fase de testes pela primeira vez em mais de 10 anos
Hoje essa notícia nos traz um novo olhar para o combate ao vírus do HIV/AIDS. Pela primeira vez em mais de 10 anos, um protótipo de vacina contra o HIV chega à última etapa dos ensaios clínicos, a fase 3, que deve determinar se no mundo real ela protege contra a transmissão do vírus que, se não tratado, causa a AIDS. Segundo o jornal El País, a vacina foi desenvolvida pela empresa Janssen e utiliza a mesma tecnologia que a farmacêutica utilizou em seu imunizante contra a covid-19
Gostou dessa matéria? Então transmita apenas a informação!

Example Dialog Text