Blog Outcenter

NOVO GOLPE: FALSOS BOLETOS

O golpe que altera os dados dos boletos bancários por vírus no celular ou no computador pode causar prejuízos ao consumidor
| Comente
NOVO GOLPE: FALSOS BOLETOS

Falsos boletos

Os golpes no ambiente virtual tem se tornado cada vez mais comuns, seja por meio de ligações, mensagens em aplicativos como WhatsApp e Facebook ou e-mails. Agora, um novo golpe está circulando pela rede: o falso boleto.
Com a pandemia o serviço de compras online disparou e com isso, crescia também a oportunidade para os golpistas. A FEBRABAN(Federação Brasileira de Bancos) alerta que os golpistas estão inovando nas fraudes:

“Os golpistas estão sempre em busca de novas formas de se aproveitar dos consumidores e causar prejuízos. É de extrema importância que as pessoas se mantenham alertas para evitar serem vítimas, pois os fraudadores apostam na desatenção dos pagadores para aplicar golpes”, explica Walter de Faria, diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN.

​Como Funciona

A principal forma do golpe é através de um vírus que altera os dados do boleto. Esse vírus muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a vítima imprime o boleto ou faz o pagamento online. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é não imprimir o boleto e solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF, pois esse formato é mais difícil de ser modificado. Muitas vezes se trata de uma cobrança indevida se passando por obrigatória. Fique atento e em caso de dúvidas, utilize o SAC de sua agência bancária.

 

5 Dicas de segurança

1-Confira os dados do banco emissor do boleto

2- Utilize um antivírus em seu computador e smartphone, certifique-se que ele esteja atualizado

3- Evite pagamentos e impressões de boletos de computadores e celulares que você não conhece.

4 – Cuidado com os links! Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.​

5- Não se esqueça: sempre confira os dados do boleto! Para conferir os dados, é simples:O valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento.

Ficou na dúvida? Não pague até conferir corretamente as informações de seu boleto. Entre em contato com a empresa ou com o SAC de seu banco.

Example Dialog Text