Blog Outcenter

Herança digital: o que os parentes devem fazer com a as redes sociais de um ente quando ele morre

| Comente
Herança digital: o que os parentes devem fazer com a as redes sociais de um ente quando ele morre

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas possui um perfil em uma rede social. Segundo matéria publicada pelo portal Exame, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Você já pensou o que acontece com um perfil pessoal nas redes sociais após o falecimento do usuário? Saiba o que os familiares podem fazer com essas contas após o óbito do responsável pelo perfil.

De acordo com dados online do Facebook, todo o conteúdo online de um usuário da plataforma que tenha falecido passa a se chamar “legado digital pós-morte”, com mensagens de amigos e familiares. Transformar um perfil em memorial é uma forma de proteger a privacidade da pessoa que faleceu. Este será administrado pela própria rede ou por algum familiar interessado, caso não haja o desejo de excluir permanentemente o perfil. Se os familiares não desejarem transformar o perfil em memorial é possível solicitar a remoção da conta.

O Facebook permite também ao usuário escolher um contato para herdar sua conta pessoal após a sua morte. O amigo escolhido será notificado. Vale destacar que não é possível escolher um herdeiro após o perfil ser transformado em memorial. Ao herdeiro não será possível fazer login nem novos posts. Assim como não poderá ler e nem enviar mensagens pelo perfil herdado.

Qualquer familiar ou amigo próximo pode avisar ao Facebook sobre o falecimento. A rede social tem um formulário para essa função. Nele, basta informar o nome da pessoa que consta no perfil, a data da morte e, se desejar, anexar o atestado de óbito. O Facebook fará uma análise e, em seguida, irá transformar o perfil da pessoa em memorial automaticamente caso a exclusão não seja solicitada.

Diferentemente do Facebook, o Twitter tem uma política de deletar contas inativas há muito tempo automaticamente. Já o Pinterest e LinkedIn não deletam nenhuma informação a menos que alguém reporte o falecimento do usuário.

Example Dialog Text