Blog Outcenter

Escravidão contemporânea: apps são utilizados em mercado online para vender empregadas

| Comente
Escravidão contemporânea: apps são utilizados em mercado online para vender empregadas

A escravidão foi abolida em 1888, mas ainda há quem se aproveite de pessoas para realizar trabalhos domésticos ou braçais e não remunerar de forma adequada. Após uma investigação feita pela BBC News, no Kuwait, foi revelado um esquema em que empregadas domésticas eram vendidas por meio de aplicativos disponíveis no Apple Store e Google Play, além de hashtags impulsionadas por algoritmos via Instagram.

No Kuwait quase todas as casas possuem empregadas domésticas, sendo que elas chegam de regiões pobres do mundo, em busca de conquistar dinheiro necessário para sustentar suas famílias na terra natal.

O aplicativo usado para venda das mulheres se chama 4Sale e nele era possível filtrar as mulheres por raça e por preços, em função da categoria. Ao percorrer o aplicativo, era possível perceber comentários ofensivos sobre as empregadas do catálogo, por exemplo: “as indianas são as mais sujas”. Ainda, as mulheres escravizadas tinham o seu passaporte retido e quase ou nenhum acesso ao telefone para se comunicarem.

Os vendedores das empregadas domésticas davam várias dicas sobre como agir e se portar com as mulheres e os compradores eram chamados de patrocinador, na tentativa de mascarar os crimes que cometiam. Dessa maneira, as empregadas domésticas deveriam respeitar e obedecer a seus patrocinadores, anulando todas as suas vontades e desejos. Não obstante, direitos humanos básicos eram ignorados, como ter um tempo mínimo de descanso, além de não ter privacidade nenhuma.

O governo do Kuwait afirma que está lutando contra esse tipo de prática e que repudia tais atitudes. Afirmou ainda, que aplicativos dessa temática serão minuciosamente examinados. Não se sabe se atitudes foram tomadas a respeito da escravização das empregadas domésticas no Kuwait, todavia, depois da reportagem da BBC News vir à tona, provavelmente autoridades locais tomaram providências sobre o assunto.

É preciso combater crimes de exploração do trabalho humano. Conhece alguma história de pessoa que foi escravizada? Denuncie imediatamente!

Example Dialog Text